domingo, 29 de maio de 2011

Top 10 Trilhas Sonoras em Games

A musica é uma das coisas mais estimulantes desse mundo, seja na academia que está lá com o propósito de manter um ritmo para melhorar o desempenho com a sincronia do corpo, seja no seu Player com suas musicas de escolha pessoal ou seja nos games pra dar um gostinho a mais, ela está no nosso mundo para nos animar e prolongar a qualidade, por causa disso vamos a um Top 10 Trilhas Sonoras dos Games.
Mas primeiro vamos colocar 2 critérios nessa lista:
-Só pode ser a trilha de um jogo por franquia, por exemplo; se for um jogo de Mario, não haverá outro jogo de Mario.
-Apenas trilhas sonoras originais do jogo, ou seja, jogos como Crazy Taxi não entram (Bad Religion e Offspring não fizeram aquelas musicas pro jogo).


Numero 10:
Quando se pensa em jogos de corrida, geralmente é bem lembrado pela trilha sonora que anima a qualquer corredor, em alguns jogos se pode até botar a trilha sonora pessoal salva no HD, mas esse não é o objetivo desse Top 10, logo vários jogos já estão fora dessa lista, mas e como pensar num jogo de corrida que tem uma trilha sonora que causa impacto de tão clássica que é? Uma simples resposta, Top Gear.
Eu nem preciso falar muito, basta apenas mostrar Marting Leung tocando no VGL 2010 em SP. Todos aplaudindo e o próprio Leung sentindo o prazer em tocar em seu piano duas das melhores musicas originais dos games já criadas, mesmo o jogo tendo a popularidade somente no Japão e aqui no Brasil, 10º lugar pro jogo de carro mais clássico do SNES.



Numero 9:
Michael Jackson tem várias musicas que até hoje ainda fazem sucesso, não é a toa que ele foi nomeado o rei do Pop, mas uma coisa bastante interessante é que ele já fez musicas para jogos (não foi Moonwalker), eu estou falando de Sonic the Hedgehog 3.

Sim, o rei do pop compôs algumas musicas pro mascote da SEGA em segredo, porém sendo divulgado por alguns boatos que rondavam a até então pouco divulgada internet. Foi confirmado pela própria SEGA anos depois e mesmo assim Michael Jackson não queria receber os créditos sobre isso, apesar dele ser praticamente um garoto propaganda da SEGA of America. E mesmo assim, na época dos boatos, não tinha como negar a semelhança absurda de musicas que ele produziu após o jogo. É só ouvir: Jam e Carnival NightStranger in Moscow e Sonic 3 credits ou Who is it e Ice Cap (com pequena diferença na velocidade).
Não são musicas simples e elas devem exigir bastante do som que sinceramente não tem muita qualidade de áudio - tanto é que é o único jogo do Mega Drive nessa lista (forever alone), com certeza Sonic the Hedgehog 3 merece esse 9º lugar.




Numero 8:
Em todos os jogos da série Donkey Kong, sim, TODOS, tem uma trilha sonora boa, desde do primeirão lá com Mario e seu martelinho, até o ultimo, ele tem seus méritos, mas como é um jogo por franquia eu preciso de um título que tenha musicas que dê vontade de ouvir em qualquer hora mesmo enquanto não se joga, Sticker Brush Symphony é uma delas.
Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest tem várias musicas legais e suaves de se ouvir, com certeza o download da trilha sonora dele é um must have para quem realmente curtiu esse jogo, mas no geral o ícone mesmo dele com certeza é a musica composta para o estágio Bramble Blast, uma das melhores musicas já criadas no mundo dos games e o nosso 9º lugar.



Numero 7:
Metalic Uniframe Super Hybrid Armor ou MUSHA é um shmup conhecido por fãs do gênero. Não só pelo seu gameplay que chega a ser insano, mas pela sua composição sonora que impressiona até mesmo os donos de SNES. É um jogo da série Aleste, logo já se prevê uma bela trilha sonora do jogo. É um dos melhores trabalhos que o Mega Drive consegue fazer, 7º lugar para o uniforme robô.



Numero 6:
Vocês provavelmente sabem o que é mostrado nos créditos dos jogos. Desenvolvedor, Diretor de imagem, e uma série de pessoas até chegar no compositor das musicas do jogo, certo?! Bem, tem um jogo que o compositor é o segundo nome a ser citado (logo após o programador) com bastante destaque até, quem já é ligado sabe que estou falando de Secret of Mana.
Se Nobuo Uematsu conseguiu fugir da regra de limitações do SNES (e conseguiu muito bem), Hiroki Kikuta fez em dobro e com musicas completamente originais que até hoje circulam em concertos musicais baseados em jogos, não tem outro lugar melhor que o 6º para ele.



Numero 5:
Existem trabalhos realmente estupendos no mercado dos games de antigamente, eles gostavam mesmo de abusar do console e conseguiam fazer mágicas com a trilha sonora, a CAPCOM conseguiu a façanha de misturar toques de musicas 8 bit num nível cinematográfico, Duck Tales é o jogo.
É só ouvir The Moon para você sentir a qualidade da trilha sonora do jogo, fora que essa é uma das musicas mais bem reconhecidas dos games justamente por causa da sua composição unica e de ótima qualidade.



Numero 4:
Vocês já devem ter notado que o SNES tem uma das melhores trilha sonoras de todos os tempos em seu console, mas vocês provavelmente ouviram falar pouco desse jogo e talvez até nem saibam joga-lo direito por ser meio complicado e misturar plataforma com RPG de estratégia, mas ActRaiser tem um trabalho de som que não da para descrever, é simplesmente ótimo, chequem a trilha e vocês não se arrependerão.



Numero 3:
Ok, mais um título de SNES nessa lista, mas um muito bem merecido, não só por ter a melhor trilha sonora de todos da série, mas também por ter todo um arranjo completamente inovador da série.
Super Castlevania IV tem tudo que há de melhor na série, não só no jogo em si, mas a trilha sonora é impecável, incluindo também os pequenos efeitos sonoros que também são bastante notáveis em toda a série, não existe lugar melhor pra ele que o nosso 3º lugar.



Numero 2:
Uns consideram como o melhor jogo já criado, outros consideram uma desgraça pra série, mas todos concordam que a musica é uma das mais bem trabalhadas entre todos os jogos anteriores e posteriores. O jogo que tinha saido da era 2D para 3D e todos pensavam que seria um fracasso mas na verdade foi um sucesso tanto nos gráficos quanto na qualidade sonora, foi na verdade uma obra da Nintendo, uma jogada muito grande até mesmo pra eles pois o Nintendo 64 não iria poder usar o sistema de discos (pelo menos não no ocidente) e trabalhava com sistema de cartuchos, isso precisaria de um trabalho fora do comum e que merecesse um prêmio que como previsto foi recebido, The Legend of Zelda: Ocarina of Time tem o melhor acervo de musicas de toda a série, com uma reforma de praticamente todos as musicas dos ambientes em comparação com os jogos anteriores e melhora de vários efeitos sonoros, com certeza esse título tem tudo para unir tanto os Nintendo fãs, quanto os da SEGA, PlayStation ou Xbox enquanto escutam o tema principal do jogo (que tem até versão de System of a Down).


Vamos agora recapitular os ultimos 9 jogos dessa lista:
Numero 10: Top Gear
Numero 9: Sonic the Hedgehog 3
Numero 8: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
Numero 7: Final Fantasy VI
Numero 6: Secret of Mana
Numero 5: Duck Tales
Numero 4: ActRaiser
Numero 3: Super Castlevania IV
Numero 2: The Legend of Zelda: Ocarina of Time


Numero 1:
Voltando ao final da década de 80, não se esperava jogos com profundidade sonora, os temas 8 bit dominavam o recinto e o Mega Drive estava para vir com novos "barulhinhos", tudo bastante simples e nos obrigando a usar a nossa criatividade. Mas o conceito sobre musica mudou por causa de um jogo, a CAPCOM procurou investir ao máximo nesse título, não que o ultimo tenha sido ruim, mas ela queria que tudo ficasse perfeito.  O produtor do jogo, incluindo o compositor, chegaram a gastar 20 horas por dia nesse título, mas tudo foi bastante creditado ao poderoso Takashi Tateishi.
Mega Man 2 é o jogo mais bem trabalhado de acordo com sua época, todas as musicas possuem uma qualidade altamente intensa, desde da musica de entrada que vem com pequenos toques e depois explode para uma batida totalmente animada, mostrando que algo realmente glorioso estaria por vir.
Se lembram que eu falei que The Moon de Duck Tales tinha uma qualidade de cinema? Mega Man 2 tem em praticamente TODAS as musicas, em todos os estágios os toques são tão bem misturados e trabalhados, até hoje todas as musicas desse jogo recebem um remix atrás do outro, em destaque com o popular  do Youtube, Okkusenman.
No geral, a série Mega Man tem belíssimas musicas, tanto a serie 8 bit quanto as posteriores, mas se tem um que se destaca entre todos por ser mais revolucionário e pelo excelente e compensador trabalho, definitivamente é Mega Man 2, não só é aclamado pelos fãs como também pelos produtores e compositores como um dos melhores (se não o melhor) trabalho de Takashi Tateishi.
Enquanto isso, estou ouvindo  Bubbleman por FantomenK.

Publicações Recentes

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.