sábado, 7 de maio de 2011

Mega Man e sua época de ouro

Nesse tópico, vou falar sobre Mega Man, o robô azul da Capcom que tem uma legião de fãs e propagou horas de diversão na época do NES, e claro que eu usaria a versão original, o Mega Man mesmo, nada de X ou adjacentes, o simples e perfeito Mega Man que pula e atira.
Mega Man (no japão RockMan) foi criado em meados de 1987, pelo fã de Astro boy, Keiji Inafune. Ele quis usar os elementos básicos do boneco, mas ao mesmo tempo deixar ele mais humano possível, dai veio a capa do Mega Man que parece mais um humano com uma roupa diferente (do próprio jogo até). Em adicional, ele quis botar o criador do robô, o Dr. Light e uma irmã, Roll como personagens secundários que não tiveram seus nomes alterados na versão ocidental (irmãos Rock e Roll).

Como historia, ele decidiu que o vilão principal seria um amigo do passado de Dr. Light, o Dr. Willy. Como o Dr Willy ele era mais ambicioso, acabou por se afastar do Dr. Light e começou a trabalhar em seus próprios robôs, logo depois roubando alguns robôs já feitos anteriormente pelo Dr. Light, são eles: Cut Man, Elec Man, Ice Man, Fire Man, Bomb Man e Guts Man.

O jogo foi um sucesso e tanto, trazendo um grande desafio para os jogadores por ser um jogo com uma dificuldade bastante avançada e trazendo também um sistema de pontuação que seria descartado posteriormente. Não demorou muito para uma sequência, que trazia mais novidades e fez todos realmente cederem a fama de Mega Man.
Mega Man 2 chegou no ano seguinte, em 1988 para NES, o título anterior causou bastante polêmica em trazer música de qualidade e ação gratificante ao jogador, com o segundo título, tudo foi simplesmente multiplicado.
A fama de Mega Man 2 não só foi como ainda é uma das maiores da série, é considerado por muitos (incluindo eu) a melhor trilha sonora já feita para um jogo. Dessa vez ele não trazia apenas 6 robôs inimigos, mas sim 8 e para facilitar o jogo, foi inserido um sistema de Password. Se no primeiro Mega Man os atributos extras que a pessoa pegava durante o jogo podia ser descartado, no Mega Man 2 é obrigatório o uso, principalmente nos estágios do Dr. Willy que era muito gigantescos, fora os mini-boss que chegavam a ocupar metade da tela, tudo é simplesmente incrível.

Chega 1989 e nada de Mega Man, os fãs aclamaram e começaram a falar que a série tinha acabado, porém no ano seguinte a Cacpom chega com o mais novo e inovador, Mega Man 3. 
Se o Mega Man 2 foi extraordinário cheio de detalhes, Mega Man 3 é massivo. O jogo apresentou um novo personagem a trama, Proto Man, o irmão perdido de Mega Man. Criado por Dr. Light e o Dr Willy, ele era diferente por querer seguir suas próprias regras, não como Mega Man que apenas segue as do Dr. Light.
Com a adição de Rush, o cachorro robô que foi o substituto das armas 1, 2 e 3 do Mega Man 2, foi também uma grande surpresa e mesmo apesar de usar fatos praticamente iguais aos outros jogos, ninguém se importava. Os gráficos deram uma melhorada bastante grande, fora que todos os personagens possuem movimentos mais "realistas", incluindo que agora, Mega Man aprendeu até a dar uma rasteira...

O futuro de Mega Man após o terceiro jogo foi  fraco e incerto, por isso vou parar por aqui. Os 3 primeiros jogos da franquia são os melhores da série, não que do 4 em diante sejam ruins, mas eles não trouxeram a mesma fórmula que os três primeiros ainda me dão. Eu poderia falar de várias coisas e passar o dia inteiro escrevendo sobre os jogos, principalmente pelo 9 e 10 que voltaram com o estilo 8bit que tanto amamos, mas vou parar por aqui e dizer que em breve prometo dar um Top 10 sobre alguma coisa (que ainda vou pensar) da série Mega Man.

Publicações Recentes

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.