terça-feira, 21 de junho de 2011

Um remake de um remake

Não chega a ser questão de falta de criatividade ou mesmo de preguiça que leva a empresa desenvolver um remake de um filme ou um game, mas e se o jogo já tiver um remake e decidirem colocar "um brilho" a mais?

Star Fox 64 chegou no começo da carreira do Nintendo 64 e é um dos melhores jogos de shooter já criados para um console, tanto é que é considerado o melhor da série num aspecto geral. Mas vamos voltar ao seu antecessor, o original Star Fox para SNES que é praticamente o mesmo jogo, com apenas alguns detalhes a menos, isso nos faz pensar algo, o próximo título Star Fox virá ao 3DS e será uma edição melhorada e parcialmente editada do mesmo jogo já lançado para o N64 que é a edição melhorada já lançada para o SNES. Ficou louco? Calma ai, vamos entrar em mais detalhes.

Em 1993 a Nintendo começou a desenvolver Star Fox, um shooter espacial muito interessante que fez sucesso por trazer o chip Super FX ao console e mostrar algumas habilidades do SNES, pouco tempo depois a Rare que estava cuidando da série Donkey Kong Country nessa época, começou a ter idéias sobre o até então Star Fox 2, o tempo passou e a Nintendo já havia anunciado que iria lançar um console de 64bits, isso deixou o SNES mais deslocado para as empresas, inclusive a Rare.
Logo menos, a empresa anunciou que iria remodelar Star Fox para rodar no Nintendo 64 com grandes inovações, tanto nos gráficos quanto na própria jogabilidade. A Rare realmente cumpriu tudo o que tinha dito, os gráficos eram lindos de se ver, a musica e a dublagem combinavam perfeitamente e a criação do Rumble Pak, um item praticamente obrigatório para qualquer controle hoje em dia, se manifestou. O jogo não só foi como ainda é um marco na historia, fora que garante ótimos resultados em qualquer review da vida.

O tempo foi passando e outros jogos Star Fox chegaram ao GameCube e até Nintendo DS, mas nada comparado ao belo Star Fox 64, a Nintendo então anuncia o Nintendo 3DS, sua nova geração portátil, e durante o show, Star Fox 64 3D é revelado, com a Nintendo dizendo que seria uma versão remodelada do velho conhecido do N64.
Isso então quer dizer que iremos jogar o remodelado do remodelado? Sim, iremos!
Será que vai prestar? Vamos checar.
A Nintendo tinha uma demo na E3 deste ano, contendo Multiplayer e 3 estágios; Corneria, Meteo e Solar, chequem o vídeo abaixo:





O gameplay está ai, flui muito bem, os gráficos tem um belo trabalho, o som remasterizado e com pequenas edições também soa bem, mas tem um único "problema".
Qual o motivo de mudarem os dubladores? Isso eu não consigo entender de maneira nenhuma...

Vamos comparar um jogo com isso, em Conker's Bad Fur Day, você tinha isso e aquilo perfeitos, no remake para o primeiro Xbox, tudo foi alterado, menos a dublagem, justamente por que o trabalho já estava perfeito...
Agora, porque um dos jogos que contém várias frases de sucesso com nostalgia por causa de seus dubladores teve essa mudança radical?

Não vamos atirar pedras na cruz, isso não quer dizer que o jogo será ruim ou venderá mal ou qualquer outra coisa assim, mas esso é um daqueles detalhes que deveria ter sido levado em conta para manter a essência do jogo original em "ser melhor", tenho quase certeza que não só será eu que ainda vai preferir a versão do N64, mas garanto que se um amigo meu me desafiar para trocar tiros na pequena telinha, eu não recuso.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.