domingo, 12 de junho de 2011

Top 10 Beat'em Ups

Nos anos 90, esse foi somente o gênero mais popular dos games já criados, os jogos de "briga de rua" dominavam não somente os arcades, mas também os consoles em suas casas. Se lembrem que estamos falando de um jogo não de plataforma ou de ação, mas sim do jogo simples com setas indicando "Go", especiais muito loucos, porradas e multiplayer infinitamente divertido, vamos ao nosso Top 10 Beat'em Ups.


Numero 10:
Dois personagens, cada um podendo usar correntes, pedaços de pau, rodas, latas de lixo, e até o próprio parceiro... moedas saem quando você derrota seus inimigos enquanto eles suplicam falando "BARF", River City Ransom é o jogo.
Baseado em brigas de estudantes, esse jogo teve sua popularidade maior no Japão. No jogo você coleta moedas para comprar comida e/ou atributos para seu personagens ficar com novas habilidades e ficar mais forte, um jogo totalmente excelente do NES e um must have para Virtual Console.


Numero 9:

3 jogadores numa unica maquina? Uooouuuwwww. Armas, sangue, espadas, comida, sujeira, musica intensa, dinossauros e cadillacs é tudo o que se encontra em Cadillacs and Dinosaurs. Um dos maiores sucessos da CAPCOM para arcades, ele foi massivo e trazia uma historia muito boa de se apreciar, mas deixando isso de lado, tudo no jogo acontece muito rápido, seja na batalha, seja correndo atrás de um carinha numa moto ou então quando se pega um item, o boneco fala "quer queijo", isso é bem legal. Combos e especiais também são encontrados com frequência, afinal você vai precisar e vai perder muitas fichas, o jogo é meio difícil, mas o bom é que quando alguém perde um continue e entra novamente, ele vem com UM LANÇA MISSEIS.






Numero 8:
Um dos primeiros e mais jogados beat'em ups tanto no Mega Drive quanto no Arcade, Golden Axe é uma jóia rara no mundo, trazendo 3 personagens que contém um anão com um machado, um bárbaro e uma amazona para acabar com o terrível Death Adder. A trilha sonora é bastante lembrada por trazer toques bastante "medonhos" (no bom sentido) que lembravam a era medieval. A melhor parte mesmo é os animais que você pode controlar, Dragões e Cocatrices estão lá lhe ajudar, fora também as magias que usam os elementos da terra, como a própria terra, fogo e eletricidade. E uma coisa final, aqueles pequenos anões chatos que carregam comida e potes de energia e vivem correndo pra lá e pra cá, é também muito bom espanca-los.


Numero 7:
Battletoads é a prova que mesmo um jogo sendo difícil além dos limites, pode ser bom. No jogo, cada personagem tem praticamente um fatality, e precisa usa-lo para derrotar o inimigo, não importando se é jogador em si ou um boneco do jogo, isso vai acontecer. E vale ressaltar que o jogo é tão difícil que até com o GameGenie é complicado, sério, precisa ser MUITO bom, até porque no jogo, o segundo player só ajuda a deixar o jogo mais difícil, como assim?


Numero 6:
3 personagens, habilidades loucas, musica fora do comum e você bate em uma transexual, esse é o mundo de Final Fight. A melhor parte de tudo é que você escolhe entre um aprendiz de ninja, um carinha que gosta de brigas e namorado da mocinha sequestrada, e o melhor de tudo, o prefeito que tem 3% de gordura que consegue dar um suplex nas pessoas que votaram nele (no caso, as pessoas ruins), isso sim é ter bolas.



Numero 5:
Talvez você nunca ouviu falar de Guardian Heroes, um jogo parcialmente obscuro da SEGA feito somente para o Sega Saturn. Um jogo que tem uma boa e empolgante historia, fazendo você percorrer por certos caminhos, com possibilidade de mudanças e até podendo mudar o ultimo mestre. E se você pensa que um beat'em up com 2 pessoas era bom, imagine 6 jogando ao mesmo tempo?
Por sorte, a SEGA anunciou que uma versão HD de Guardian Heroes iria chegar no final deste ano para o XboxLive Arcade, com o co-op original e modo batalha, isso sim é uma pedida.



Numero 4:
A razão por Streets of Rage entrar nessa lista não é só por ele ser um beat'em up bom, mas sim porque mudou completamente a ideia que o NES era "o" console da época. O jogo nunca teve uma versão para arcades, o que era bastante diferente para uma era onde os Arcades viviam lotados e fichas eram mais vendidas que água. Todos precisavam correr para o Mega Drive e jogar nessa obra-prima, mas o primeiro foi só uma ponta do que viria, até o segundo, Streets of Rage 2 tem tudo que um jogo de beat'em up precisa, ele pegou toda a formula do primeiro, deixou mais suave, com mais personagens, mais estágios, mais golpes, melhor dificuldade e com uma historia que ninguém se importa. A unica coisa que todos ainda sentem falta é o especial do primeiro... explodir tudo com um canhão sempre será melhor que um especial de golpes.


Numero 3:
Um dos avôs desse estilo com certeza deveria estar nessa lista, e o primeiro Double Dragon com certeza é esse título, com musicas animadas, momentos especiais como lutar com dois Abobos e simplicidade com dois botões, é tudo que se precisaria nesse jogo especial.


Numero 2:

Um dos arcades mais difíceis de se achar com certeza foi Captain Commando, alias, não de se achar no modo geral, mas sim de se achar a versão com 4 pessoas. Captain Commando passou por uma fase bastante contraditória por seu nome que tinha as iniciais da CAPCOM, mas claro, a CAPsule COMputer gostava de deixar o fogo correr, enfim... O jogo mistura um policial do futuro (não é o Robocop, mas é tão descolado quanto), uma Múmia do espaço, um Ninja (ponto final) e um bebê que chega a ser mais inteligente que Einstein. Correndo por vários estágios, matando Aliens e personagens que usam esteroides, esse jogo é perfeito, só não o bastante pra ficar no nosso primeiro lugar.


Como de costume, pessoal, vamos a um recap dos ultimos 9;
Numero 10: River City Ransom
Numero 9: Cadillacs and Dinosaurs
Numero 8: Golden Axe
Numero 7: Battletoads
Numero 6: Final Fight
Numero 5: Guardian Heroes
Numero 4: Streets of Rage 2
Numero 3: Double Dragon
Numero 2: Captain Commando


Numero 1:
O que um beat'em precisa pra ser o melhor de todos? Animações excelentes, combos fantásticos, dificuldade desafiadora, historia empolgante, especiais realmente especiais, musicas que tem a ver com o estágio e total controle do personagem, por sorte, temos Teenage Mutants Ninja Turtles IV: Turtles in Time.
O jogo tem uma jogabilidade suave, power ups totalmente incríveis e viagem no tempo (que é uma coisa bem legal não só naquela época como até hoje). Sério, você pode atacar em todas as direções, jogar os inimigos na tela e além disso, escolher um dos 4 personagens ninjas mais famosos do mundo, lembrando que Ninjas sempre são o que há. Os remakes para SNES e Mega Drive são bastante legais, mas nada supera a maquina com 4 joypads e as vozes emocionantes, simplesmente nada...

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.