quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Historia do Mega Drive (final)

Com o passar da época de ouro, os consoles foram tomando um rumo não muito bom, porém parcialmente esperado, vamos dar inicio a terceira e ultima parte da Historia do Mega Drive.



Em 1994 o Mega Drive já estava praticamente com seus dias contados, apesar de ter jogos excelentes como Sonic & Knuckles e Castlevania Bloodlines, todos já sabiam que precisavam dar um passo a mais, um passo para a nova geração, o PlayStation e o SEGA Saturn estavam por vir.
Apesar da capacidade do SEGA-CD e o 32X juntos serem praticamente iguais (tecnicamente falando) ao Saturn, todos sabiam que os jogos, que na verdade é o que importa, geravam mais gastos que tudo, assim causando prejuízo para a companhia.

O mercado do Mega Drive já estava abalado pra muita gente, porém não para algumas desenvolvedoras de games ou mesmo de Hardware. Como o hardware do Mega Drive tinha liberação pra ser feito por outras empresas, a Majesco (sim, a criadora de Bloodrayne) começou a pensar em falar com a SEGA, mas só obteve resultados em 1998 com a fabricação do Genesis 3. No Brasil a carcaça ainda foi re-adaptada pela TecToy, chegando como Mega Drive 3 e aproveitando o padrão de joypad escolhido pela Majesco, com alavanca de turbo e slow.
Com o Saturn em "alta" e o PSX além da altura também não demorou muito pra Nintendo mostrar o Nintendo 64 (que na época se chamava Ultra 64), porém vários jogos ainda foram produzidos (principalmente no Brasil) até 1998 nos Estados Unidos e 2004 no Brasil.

Em 2004 a TecToy liberou uma lista com os 10 jogos mais vendidos:

  1. Mortal Kombat 3
  2. Sonic the Hedgehog 2
  3. Mortal Kombat II
  4. Super Monaco GP
  5. Castle of Illusion
  6. Ultimate Mortal Kombat 3
  7. Ayrton Senna's Super Monaco GP II
  8. FIFA Soccer '97 Gold
  9. Moonwalker
  10. Sonic Spinball

Várias outras versões do console foram feitas, como adaptações que tinham uma fusão de SEGA-CD + 32X e Mega Drive num unico console de tamanho bem menor, mesmo não obtendo sucesso é algo pra se relatar por causa dos preços.

Muito fácil de se emular, muitas pessoas ainda revivem seus tempos em PCs ou mesmo em outros consoles com vários jogos de Mega Drive que rondam "por ai". 

Ele pode ser considerado como melhor console da SEGA, pois foi o que mais vendeu, mais obteve jogos e atenção, vários jogos e propagandas que mostram a capacidade do console mostravam como ele era bom. Foi uma ótima investida e um ótimo negócio de uma empresa ambiciosa. 
Obrigado SEGA, pelo console que fez nossa infância ter um fliperama sem sair de casa.

Partes do texto retiradas da Wikipedia, Google e UOL.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.