terça-feira, 26 de abril de 2011

A Historia do Mega Drive pt 1


Assim como qualquer Brasileiro que teve uma boa infância nos anos 90, eu tive a oportunidade de ter um dos melhores consoles já criados, o Mega Drive, adorado por muitos e odiado por alguns, ele tomou espaço numa geração muito boa, uma geração em que Super Mario Bros era rei e que com poucos botões dava pra salvar mundos.

Engraçado é que falar sobre o Mega Drive é falar sobre o começo da SEGA, que apesar de ter uma enorme base no Japão, ela foi criada nos Estados Unidos, mas vamos ao que interessa.


A SEGA já havia lançado o Master System no meio da década de 80, um sistema de 8 bits que superava em certas coisas e ficava atrás em outras comparado com o NES da Nintendo, no Brasil o Master System foi e ainda é muito popular por ter um suporte ótimo de garantia, fora que sempre havia promoções e comerciais, coisa que a Nintendo ainda não tinha no Brasil. O Mega Drive então daria as caras no final da década de 80 no Japão, Estados Unidos e Europa, no Brasil apenas em 1990.

Muito era especulado sobre o Mega Drive, chamado de Genesis nos Estados Unidos, ele ganhou comerciais de marketing bastante polêmicos, contendo cenas com os dizeres: "Genesis does and NintenDON'T", com uma tradução livre: o Mega Drive faz e o Nintendo NÃO.
O comercial era referência sobre a potência do Mega Drive comparado ao NES, o que realmente era obviamente verdade, o Mega Drive possui um processador MUITO mais rápido que o NES (na verdade, até mais rápido que o do SNES), chegando perto dos padrões de processadores que existiam em maquinas Arcade da época, fora todo o resto do sistema que era superior, seus 16 bits e vários jogos continham diferenças absurdas, uma das mais notáveis nessa época era Strider, a versão do Mega Drive era praticamente a mesma do Arcade, já a do NES chegava a fazer vergonha...
Versão do Mega Drive:
Versão do Arcade:
Versão do NES:

Apesar de grandes diferenças, o console também nasceu precoce, porém isso não impediu da SEGA fazer certos updates, uns que deram certo, outros nem tanto...
Na segunda parte eu falo sobre os updates que o Mega Drive recebeu, além de jogos que marcaram historia nesse console tão famoso, fiquem ligados.
Fal00

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.