quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O dilema sobre DLC da Nintendo

Você que é dono de um Nintendo Wii, provavelmente deve ter um jogo da WiiWare ou do Virtual Console, duas das melhores invenções do pequeno sistema online da Nintendo. Porém, existe um dilema entre esses serviços que a Nintendo tem e como será portada para o novo console, o Wii U. Será que quem tem um jogo baixado vai ter que apenas usar no Wii ou terá algum jeito de ser jogado sem pagamento adicional ao novo console da empresa? Vamos indagar três exemplos para ver como a Nintendo deve se manifestar sobre este assunto.


A pior opção:
Os jogos que você baixa hoje só podem apenas ser usados no Wii em que você baixou, mesmo se você transferir para um SD, o console faz com que o jogo fique resumido ao número de série do mesmo. Claro que isso é uma proteção para pirataria, porém, deveria ser melhor trabalhada, por exemplo; estou sem internet em casa e lançou um jogão na WiiWare/VC, eu bem que poderia baixar no Wii do meu amigo e transferir para mim, mas não, tenho que ou levar meu Wii pra casa do meu amigo e baixar lá ou esperar voltar a internet e ficar sem jogar até só Deus sabe...
Mas bem, vamos voltar ao caso do SD. Vamos levar em conta que um SD comum hoje é de 2Gb, vamos levar em conta que o Wii só aceita transferir um arquivo por vez e que ele demora pra caramba, vamos levar também que a Nintendo iria por um update de senha ou algo parecido para cada conteúdo que for transferido de um Wii para Wii U...
Em resumo, seria um estresse danado. Você passaria o dia inteiro para transferir todos seus arquivos, teria que por senhas e adjacentes. Estamos transferindo jogos, não dinheiro para conta bancárias.

A solução quase boa:
Um aplicativo ou uma transferência direta de Wii para Wii U poderia ser outra alternativa. Seria mais ágil que o método do cartão SD, porém poderia requerer certos termos burocráticos também.
Este método não seria algo que forçasse muito das pessoas, mas também não é simples para o publico mais comum da Nintendo - leigos.

A melhor solução:

A Nintendo tem um sistema online durante anos, porém, praticamente ignorado e com baixo marketing pela própria empresa, o nome do serviço é Club Nintendo. Todo produto da Nintendo que você compra, vem com um numero de série do qual você pode registrar e ganhar pontos no Club, com isso, você pode trocar por itens e acessórios como bonés, bonecos do Mario e até jogos, é isso tudo mesmo.
Se a Nintendo trabalhar bem e investir neste mercado, iriamos ter um sistema que ofereceria benefícios melhores que muitos servidores por ai (PSN, você fede).
O sistema de compartilhamento seria parecido com o da XboxLive, todo seu conteúdo do Wii poderia ser dividido com o seu Wii U, desde que sua conta esteja ativa nos consoles. Isso iria gerar um grande ato no mercado, e quem sabe a Nintendo poderia concorrer de igual pra igual no sistema online com a Microsoft. Fora que se a Nintendo investir mesmo, o mundo iria encarar conquistas e vários outros prêmios tanto para apresentar na sua conta online, quanto na vida real (baseando-se no mundo da Nintendo).
Seria quase como na época do NES, um marketing estrondoso apontando pra ela, enquanto as outras empresas apenas tentavam driblar (a SEGA conseguiu com o Mega Drive, mas isso são outras historias).
A Nintendo não fez um único comentário sobre como será feito a transição dos arquivos, mas todos sabem que ela deve mostrar algo, afinal deixar os consumidores na mão seria o fim dela. Vamos esperar pelo futuro próximo, até o fim do ano o novo console deve ser lançado e as coisas ficarão mais claras (ou não.)


Texto baseado no artigo da IGN

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.