domingo, 16 de outubro de 2011

Mario 128

A sequência do popular Super Mario 64 nunca foi lançada, mas qual foi o motivo e porque ele simplesmente desapareceu? Vamos unir os fatos e desvendar os detalhes do que seria o primeiro passo do bigodudo no Gamecube.
O começo:
Vamos voltar ao ano 2000, quando o GameCube deixou de ser Dolphin e vários títulos da Nintendo foram anunciados. A Nintendo SpaceWorld 2000 foi o palco para a nova geração de jogos da Nintendo, mostrando trailers de demo-plays como Zelda, Pokemon, Mario Kart, Metroid e Luigi... "Luigi?!" Foi o que todos se perguntaram, mas sim, Luigi teria seu próprio game, e independente disso, Mario também iria ter o seu. Numa tech-demo bastante simples e "jogável" (restrito apenas para Shigeru M.), Mario aparecia junto a vários blocos quebráveis em uma superfície redonda com o logotipo do GameCube.

O que é/era:
O que se via era que você jogava com um boneco e fazia uma coisa, enquanto isso, vários outros bonecos até a contagem de 128 faziam coisas parecidas, com possibilidade de mudança do personagem, tudo ao mesmo tempo e a 60fps. Se via também que o ambiente mudava a forma, criando elevações de um lado e do outro, possibilitando o personagem a andar conforme ao ambiente, como se a posição não importasse, mas sim a grávidade, tudo sem interferir no jogo em si. Com o demo passando, ele se tornava em Cel-Shading, invisíveis e em câmera lenta, mostrando novas texturas no ambiente sem alterar nada na qualidade. Quando tudo parece estar no final, o ambiente circular começa a tomar uma forma com um fundo e joga os bonecos de Mario para cima (como panquecas) e então se transforma em uma pizza e explode, jogando todos os personagens para fora da visão.

O veredito:
Esse tech-demo com os 128 personagens andando pra lá e pra cá soa bastante familiar até certo ponto com Pikmin, é só notar como no demo, Mario pega um bloco ou um outro Mario e os joga num buraco e assim vai. Por ai não para, Mario andando em uma superfície de forma horizontal mostra que ai seria o começo de Super Mario Galaxy. Mario em Cel-Shading representou algo também, vários jogos para GameCube foram lançados assim, com destaque para Zelda: Wind Waker, e apesar do Dreamcast ter sido o primeiro a usar esse estilo, só o GameCube pôde manter tudo rodando a 60fps.

Lembrando que isso não era um vídeo demo, mas sim uma tech-demo, o "jogo" era pra mostrar como seria o potencial de como seria o futuro de um jogo no GameCube, não necessariamente sendo um jogo de Mario, mas sim qualquer outro jogo. O problema é, todos esperavam um game ao nível de Super Mario 64 com o próprio personagem e adjacentes, mas apenas Luigi Mansion foi "o jogo principal" pro console, e seguindo isso, Miyamoto nunca avisou que Mario 128 seria um game, em compensação, só afirmou isso no ano seguinte, mostrando Super Mario Sunshine ao mundo.

Em resumo, se Mario 128 fosse realmente um plano para virar um game, Mario Galaxy seria o resultado que mais tem relação em comum, afinal, Mario Sunshine usa uma expectativa totalmente diferente desse tech-demo.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.