sábado, 29 de outubro de 2011

Dinosaur Planet e suas contradições

Em 1994, a Rare se tornou uma empresa second-party da Nintendo, assim sendo responsável pelos títulos de grande sucesso como a série Donkey Kong Country para SNES e Donkey Kong Land para GameBoy, ela inovou com Killer Instinct e BattleToads. Assim que o Nintendo 64 foi lançado, ela tomou a frente com StarFox, continuou com Donkey Kong 64, fez um dos melhores shooters de console, GoldenEye, criou novas franquias como Perfect Dark, Banjo Kazooie/Tooie, Jet Force Gemini, Conker's Bad Fur Day... Mas de todos esses games, um deles foi "esquecido", Dinosaur Planet para Nintendo 64 era o título.

O começo:
Uma história de profundeza e que levaria os limites do Nintendo 64 além do que já foi visto seria parte desse jogo. Ele iria unir fatos que lembravam o estilo de Zelda: Ocarina of Time, principalmente a jogabilidade com o Z-Target, o pulo automático e um universo de dugeons e itens igual a obra de Miyamoto.
O jogo seria distribuído num cartucho de 512Mb e usaria por obrigação a expansão de memória de 4Mb do console - boatos apontavam que a Nintendo lançaria um modelo de 8Mb unicamente para o jogo, já para suportar a quantidade de ambientes e cutscenes que ele iria ter. Na versão japonesa ele iria além, usando o N64 Disc Drive para uma qualidade melhor do som e imagem.
O que é/era:
No jogo seria possível controlar entre dois personagens principais, Saber e Krystal, cada um com seus atributos especiais únicos. 
Saber (foto acima) seria portador de uma espada, o objetivo dele seria ir atrás do pai que teria desaparecido desde sua infância, sendo forte e dominador de artes, ele era o personagem ideal para batalhas.
Krystal (foto abaixo) seria portadora de uma lança mágica, e por curiosidade, ela tinha sido adotada pelo pai de Saber, que a ensinou truques e habilidades com a lança.
O caminho principal e como esses personagens se encontrariam é desconhecido até hoje. Ainda naquela época foi divulgado que um Ancião em forma de Rocha de nome SwapStone seria o responsável pela troca dos personagens, mas ainda sim, deixando um espaço vazio do motivo em particular disso.

Cada personagem teria um ajudante na jornada, Saber teria Tricky, um Tricerátopo que seria o príncipe da terra principal. Krystal não chegou a receber um parceiro final (uns sites como o Wikipédia dizem que seria Kyte, o Pterodáctilo que aparece no começo do jogo, mas outros dizem que seria um tal de Rocky, irmão de Tricky), mas foi confirmado que ela teria um ajudante do começo ao fim.
O vilão seria o General Scales (foto acima), que estaria escravizando vários dinossauros no reino de Tricky, assim então organizando um exército de mercenários e conquistar o planeta.

O veredito:
Dinosaur Planet teria tudo para ser o jogo mais cobiçado e bem desenvolvido do Nintendo 64, mas por fatalidade, o desenvolvimento do jogo teria começado tardio de mais e o marketing da Nintendo estava com todas as armas apontada sobre o GameCube. A Nintendo então de certa forma forçou a Rare a passar todo o jogo para o console de 128 bits.
Ainda durante o desenvolvimento de Dinosaur Planet no N64, Miyamoto teria dito que Saber se parecia muito com Fox, quando a Nintendo deu um "empurrão" na Rare em transferir o jogo para o GameCube, Miyamoto pediu para que os desenvolvedores pusessem Fox no lugar de Saber, já para se ter um impacto maior e o console chegar com uma franquia StarFox. De certa forma, foi uma perda, pois os donos de N64 esperavam muito deste jogo e ficaram frustrados em que ele iria receber modificações a ponto de terem que mudar de console para joga-lo. 
O título então mudaria para StarFox Adventures: Dinosaur Planet e num futuro próximo, StarFox Adventures. Com uma historia e jogabilidade bastante similar a versão do Nintendo 64, apenas o acabamento foi mudado em comparação a primeira versão do jogo.
O SwapStone se chamaria WarpStone, certas áreas foram modificadas para lembrar o universo StarFox (assim como a trilha sonora), a AirWing foi posta para mudanças de lugares e General Scales seria apenas um braço inimigo para Andross.
Em teoria, StarFox Adventures nunca foi terminado, afinal o contrato com a Nintendo já tinha acabado e a empresa tinha sido vendida para a Microsoft, o porém é que o contrato dizia que a empresa precisava terminar o game, o que fez com que a Rare terminasse o game como que não queria muita coisa...

O jogo conhecido como um shooter de nave tomou um rumo totalmente diferente, não ruim, mas se a empresa continuasse seu foco na história principal do prótotipo, seria mais certeza de uma nova aventura que estaria hoje em nossas memórias.
Ainda apesar do jogo ser totalmente diferente do já visto, Adventures nos trouxe um mundo totalmente novo para o universo StarFox, Krystal como nova personagem e novas opções de habilidades com Fox.


Se quiserem checar os vídeos do protótipo rodando no Nintendo 64, chequem abaixo e continuem ligados para mais mistérios e mitos nos games.

Fotos e vídeos baseados no unseen64.net

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.