domingo, 25 de setembro de 2011

15 anos do Nintendo 64


O Nintendo 64 não foi lá nenhuma proeza da Nintendo, tanto é que foi por causa dele que a Big N perdeu seu posto de número 1 para o PlayStation em meses apenas... mas não vamos esquecer que ele nos trouxe várias melhoras no mundo gamer, na verdade, uma melhora em particular que mudaria tudo. Vamos então relembrar os velhos momentos com essa matéria.

No dia 23 de Setembro de 1996 o console chegava ao Japão, não seguindo a regra de seus concorrentes que usavam a mídia de CD mas também com jogos de qualidade nunca antes vista, Super Mario 64, uma alavanca e uma jogabilidade totalmente diferente de tudo que já se tinha visto, três meses depois, no dia 29 de Setembro, ele chegava ao mercado Norte Americano. A alavanca analógica dava uma sensação completamente nova aos jogos, os personagens agora não tinha apenas movimentos pré-produzidos em andar ou correr apenas, você tinha uma sensibilidade completamente nova para poder girar a 360º em qualquer jogo com ambiente 3D, coisa nunca antes vista e coisa que viria a ser obrigatório daí em diante.

O controle que puxa detalhes do seu antecessor - SNES - mas de uma forma mais "nave" nos trouxe a alavanca e também o considerado como primeiro botão de gatilho, o Z. O design dele apesar de ser muito estranho, se encaixava bem com jogos de tiro, se não fosse pelo controle, GoldenEye 007 não teria sido o primeiro FPS para consoles a ser realmente cogitado a ter uma jogabilidade igual ou superior a um jogo de tiro em um PC. 
Hoje em dia, soa um crime não ter duas alavancas para se jogar um FPS, mas naquela época os botões C faziam sua parte com a agilidade, era duro e só os mais experiente conseguiam realmente usa-lo direito, mas quem sabia, fazia um estrago. Apesar da Sony ter posto uma segunda alavanca na sua até então atual geração de console - em consequência de melhorar os botões C, a própria só veio vingar com a próxima geração, no PS2/Xbox/GC.
A lista de games do Nintendo 64 é bastante pequenas comparado aos outros consoles populares da Nintendo, principalmente com sua falta de RPGs, porém, grande parte conta com inovação e atrativo para os donos do "único" console de 64bits da historia. Quem pôde desfrutar desse console com certeza obteve grandes momentos de diversão, seja atirando cascos, ativando bombas ou andando na Epona, só jogando para se ter esse sentimento.


Como nunca fui dono de um N64, eu procurei um grande amigo meu, Nauê Bernardo, para compartilhar seus momentos com seu console, segue abaixo seus comentários:
Nauê B. diz:
momentos bons que eu tive quando consegui comprar meu primeiro cartucho Diddy Kong Racing, o unboxing dele foi lindo, quando eu abri a caixa do n64, na verdade. Eu lembro da história, eu e meu irmão trabalhamos como modelos mirins e juntamos o cachê, meu irmão foi com minha vó comprar o N64 na loja Arapuã (alguma loja de Brasilia) e custou 694 reais.
   Derik V. diz:
*foi bem "NINTENDO SIXTY FOOOOOOOOUUUUUURRRR?"
Nauê diz:
*mais ou menos haeiuhea
*dai eu queria o Mario 64, mas não tinha pra aluguel... SIIIM a gente alugava as fitas, dai meu irmão alugou Turok (acho) MK Trilogy, Mario Kart 64 e mais alguns jogos... só que era muito caro, nus
*outro momento épico foi quando eu zerei Zelda OoT pela primeira vez, foi lindo, meu personagem se chamava BAHI, tbm zerei Banjo Kazooie, fiquei 4 minutos acima do recorde mundial, depois zerei de novo, na fúria e fiquei 2 minutos...


Mesmo nunca tendo um, devo dizer que o Nintendo 64 nos trouxe games que foram bastante importantes em nossas vidas, não só pelo fato de inovação como pelas novas franquias em si, a Rare foi uma das maiores apoiadoras da Nintendo na época, coisa que a Square fazia na época do SNES... a (hoje morta) Acclaim nos apresentou que Turok rodava perfeitamente em um console e a própria Nintendo mostrou que o controle poderia vibrar para achar "trecos" escondidos. Foram momentos que até hoje servem de exemplo, seja N-hater ou não, devem admitir que o N64 foi, é e sempre será uma grande inspiração de vários jogos. Parabéns, Nintendo 64.




Baseado na matéria da IGN

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.