quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Skyward Sword vs Skyrim

Dois grandes jogos, dois marcos do ano e duas grandes aventuras que estão nos circulando neste fim de ano. Skyward Sword e Skyrim são obras marcantes deste ano, conseguindo prêmios e 10 de 10 em vários reviews, esses dois jogos mostraram que a franquia merece continuar com o valor.
Mas vamos ao que interessa, Skyrim ganhou o VGA como melhor jogo do ano, em muitos sites também está sendo votado como melhor jogo do ano, mas Skyward Sword vem sendo aclamado pela crítica como superior ao Ocarina of Time que é um dos melhores jogos já criados neste mundo. Iremos agora reunir fatos e que cada um decida o melhor.


Quem são:
Vamos começar por Skyrim, um jogo que segue a série The Elder Scrolls. Neste último jogo, as diferenças comparadas com os antecessores são que tem agora milhões de coisas acontecendo e para se fazer no plano do jogo. Em poucas palavras, Skyrim é nada mais que um MMOffRPG. Com NPCs ajudando sempre, uma diversidade de itens, armas, magias e acessórios, o jogo com certeza é o que todo fã de World of Warcraft gostaria de ter. Basta você jogar por uma hora que acaba querendo mais, quer subir de level, quer upar sua destreza com arco e flecha... Enfim, as possibilidades são enormes, definitivamente os prêmios que ele vem recebendo são bastante merecidos.

Agora vamos para Skyward Sword. The Legend of Zelda é uma das séries mais conhecidas no mundo, basta ser um pouco conhecedor de games que você já ouviu falar de Link e suas aventuras por lugares de imensa criatividade. O que podemos falar dele brevemente? Bem, Skyward Sword é simplesmente o jogo mais envolvente que o Wii já teve. A proposta de sensores de movimento do console é utilizada desde do seu primeiro jogo, mas nenhum outro jogo proporcionou tanta profundidade de jogabilidade quanto esse jogo. Outra coisa também, ali em cima eu citei que você provavelmente já ouviu falar, alias, falar não, ouviu apenas. A trilha sonora de cada jogo da série Zelda é uma das melhores obras primas no mundo gamer, tanto é que foi concebida por uma orquestra para comemoração dos 25 anos dela, é isso tudo mesmo.

Nem tudo são flores...
Do mesmo jeito que Skyrim é lindo, gigante e lembra um MMORPG, ele conta com diversos bugs (quests bugadas também) e problemas na engine. Chequem este vídeo que vocês irão ver um exemplo. A versão de Skyrim para PS3 que vem recebendo as maiores criticas, em alguns consoles chega a ser impossível de se jogar devido a bugs e loadings infinitos, de acordo com a Bethesda, o kit do desenvolvimento do PS3 que eles receberam estava normal (...). Ultimo detalhe também é a engine, como mencionei ali em cima, o jogo aparenta ser trabalhado na engine do primeiro Gears of War que no caso, é bonito, mas quando um personagem é abatido por exemplo, ele cai como se fosse uma marionete sendo jogada no lixo, o pessoal tem que lembrar que estamos em 2011, isso foi engine de 2005 pessoal...

Ao contrário de Skyrim, Zelda não tem esses pequenos bugs... ele tem um bug que simplesmente pode acabar com sua gravação do jogo. Sim, e a Nintendo assumiu esse problema dizendo que iria correr atrás para resolver. Por felicidade, eles já conseguiram sim fazer um patch, mas apenas a versão Japonesa está com esse patch, a NoA ainda está trabalhando nisso. De certa forma, é difícil chegar até esse bug, afinal se precisa fazer uma série de eventos, mas se descobriram, quem garante qual será a próxima vitíma?! E será que só tem mesmo esse bug?

O veredito:
O ganhador então é... nós, gamers. Sim, num mesmo ano conseguimos dois games de tamanho trabalho duro que não tem descrição. Um é uma aventura épica, praticamente sem fim, o outro é o legado que se tem continuidade. Eu venho jogando Skyrim a um tempinho, Skyward Sword chegou em minhas mãos nesses dias, e digo que são jogos em que você precisa mesmo ter muito tempo para investir, tem donzelas para se salvar e flechas para se atirar em joelhos, então se vocês pensarem bem, os dois jogos são a melhor escolha para cada um, mesmo que você dê valor mais para um que outro, jogue os dois, você não se arrependerá.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.