domingo, 4 de dezembro de 2011

Earthbound 64, o port mais insano já feito

Para aqueles que já jogaram Earthbound no SNES, garanto que se divertiram muito com as piadas e com esse RPG que tem o carisma da Nintendo e uma dificuldade insana. Earthbound para SNES na verdade é uma sequência, o nome original se chama Mother 2, o primeiro jogo foi lançado apenas no Japão para FamiCom . Por anos, Mother 3 ou Earthbound 64 foi anunciado em eventos como E3 e outros GameShows, vamos então fuçar um pouco e viajar nesse mundo psicodélico que é Mother.
A sequência de Mother 2 começou a ser desenvolvida logo após seu lançamento, pelo menos em teoria. Ainda em 1995 com os anuncios do Ultra 64 e seu DiskDrive, o jogo já dava seus primeiros passos e seria um dos jogos principais do console. Quando o Nintendo 64 já havia sido lançado, junto com o 64DD, o jogo ainda estava em desenvolvimento, devido a problemas nunca bem respondidos. Com o tempo se passando, o 64DD se mostrou um acessório de utilidades, mas que ninguém dava a mínima pra isso, forçando então os desenvolvedores a transferir todo o jogo para o formato de cartucho apenas. Com isso, o jogo usaria o formato de 256Mbits que Zelda OoT mais tarde também usaria.

As mecânicas originais dos outros títulos Mother também seria usado, batalhas seriam em primeira pessoa, os inimigos poderiam ser vistos evitados pelo seu angulo de visão e o jogo seria tão grande quanto o ultimo jogo. Com o port sendo obrigado a usar apenas o cartucho do N64, o jogo ficaria com musicas de pior qualidade e você não poderia criar seu personagem, porém, teria suporte ao Rumble Pak - é... lol?
Os desenvolvedores estavam com problemas sobre a atmosfera em 3D dos games, pois nunca tinham trabalhado com tal engine. Em contra-parte, o primeiro vídeo da E3 de 1999 foi concebido como melhor trailer do ano, seguido de bastante expectativa sobre o jogo. Deem uma checada:
O jogo teria o ano de 2000 como chegada, mas foi recebendo atrasos até 2001 que foi quando a Nintendo oficializou como Cancelado. Foi uma pena deste jogo ter sido cancelado assim, sem nenhuma explicação concreta, valendo ressaltar que esse jogo era um RPG e o N64 foi um console que não teve RPGs bons (Zelda não é um RPG).
Incrivelmente, Mother 3 ainda viu a luz do dia, mas com outros olhos e com outra dimensão.
O GameBoy Advance recebeu Mother 3 (sim, apenas no Japão). Praticamente toda a premissa do N64 foi usada na versão 2D do jogo, basta notar até pelo logo do jogo, o título com metal e madeira é o mesmo.
Os desenvolvedores primeiro receberam a tarefa de criar Mother 1+2 para GBA, então Mother 3 foi logo em seguida citado e então finalizado para o portátil. Em comparação geral, o título no N64 seria apenas uma versão mais "dark" da versão do GBA, ou seja, nada da historia em si foi alterada, basta comparar uma das salas do jogo:

Em 2006 existiu um boato que 4 cópias de betas de Mother 3 para N64 rondou o Oriente fora da mão da Nintendo, mostrando que alguém tinha comprado na surdina. Porém, nada foi confirmado e a noticia simplesmente não passou disso.

É uma pena que Earthbound 64 nunca tenha visto a luz do dia, principalmente no N64 que era um console de grandes possibilidades. Sabe, eu poderia dizer que a versão de Mother 3 pra GBA compensaria, mas não, ele não compensa. É o mesmo que você colocar dois hamburgers, alface, queijo, molho especial, cebola (picles) num pão com gergelim. Se você tentou, fatalmente notou que ele é bom, mas um Big Mac ainda seria melhor. 

Então é isso pessoal, fiquem por dentro do Blog e conheçam mais sobre outros mistérios que ainda estão por vir.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.