segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mario e Sonic são perfeitos?

Sabemos que Sonic na ultima década tem tido péssimos jogos na maioria das vezes, o "remake" feito para X360 e PS3 é um dos piores jogos da série, mas Mario irá se sair safo? Vamos listar 5 games em que cada um desses dois ícones tiveram seus piores dias.

Em 1992, Mario estava fazendo muito sucesso com o SNES e Super Mario World, era tudo diversão e aventura. Neste mesmo tempo, o DOS estava tomando conta dos computadores e fatalmente, pessoas precisavam aprender a digitar em um teclado de computador. A Interplay viu que todos precisavam disso e conseguiu os direitos de lançar um jogo de Mario que ensinassem crianças a digitar enquanto elas ouviam a musica de entrada de SMW... Bem, a musica é um saco de ouvir, parece até um R2D2 gritando. O jogo ainda teve uma sequência e... dane-se, esse jogo é um exemplo de se aproveitar de um nome e ganhar dinheiro em cima.

Na época do Mega Drive, estávamos acostumados a correr com Sonic pra lá e pra cá, pegar esmeraldas do caos e salvar o mundo explodindo Dr. Robotnik. Por que então a Sega criou um jogo em que você precise destruir robôs e capturar passarinhos? E outra coisa, 3D? Senta lá, Cláudia.

Mario viajando no numa maquina do tempo seria um ótimo jogo, isso se você realmente jogasse ele... Você "joga com Mario" e então do nada aparece uma pergunta, você escolhe uma das 284598953 mil respostas e vê se acerta. Sério, um jogo de Mario tem foco para crianças, pra que colocar tantas alternativas assim? Isso não é divertido, isso é um lixo.

Sonic the Fighters é um jogo obscuro, tomara que se mantenha assim pois o jogo não presta. O gênero de luta se tornou bastante popular desde Street Fighter II, mas o que os jogos de luta nos oferecem é uma série de combos e poderes que cada personagem possui, em Sonic the Fighters isso não existe. É possível, com apenas um botão e mais nada, nada mesmo, nem um simples movimento da alavanca, terminar o game. Basta ficar apertando sempre que o inimigo vir pra cima e já é.

Mario tem várias sub-séries no nome dele; Party, World, Galaxy... mas uma das series criadas que NUNCA deveriam existe é a Early Years. Um jogo criado para pessoas do Jardim de Infância chega a na verdade deixar a criança menos inteligente. Uma voz estranha que pede pra você clicar em um certo objeto é para crianças que não sabem ler, não para um console. Nintendo, sério mesmo que você fez isso?

Após a popularização de Mario Party, a Sega se viu precisando fazer um game cheio de mini-games com seus personagens, então criaram Sonic Shuffle. O jogo tinha tudo pra dar certo, até o momento em que botaram uma historia totalmente sem noção e que ninguém se importa, mas que é obrigado a ser ouvida.

Mario Bros foi um jogo ideal, bastava apenas bater na tartaruga e chuta-la pra ganhar pontos, um sucesso nos arcades. Quando o Virtual Boy chegou, a Nintendo quis fazer um reboot do jogo no seu console "3-D". Complicações a parte do "portátil", o jogo não flui e os controles que eram simples se tornaram chatos e complicados.

Quando se pensa em Sonic, a primeira coisa que se vem a cabeça é o que? Velocidade. Você corre pra todos os lugares, sobe, pula e etc. O que a Sega tinha em mente quando se lança um jogo em que NADA DISSO EXISTE?! Exato, não se corre no jogo, não se tem desafios legais, não se faz nada que em nenhum outro Sonic se faz. A ideia do jogo seria pra ser um puzzle-game com a diversão que Sonic sempre nos mostrou, mas Sonic Labyrinth com certeza só é um puzzle-chato.

Quando a Philips adquiriu os direitos de lançar alguns jogos usando os nomes famosos da Nintendo, ela viu que poderia ser a entrada dela de forma triunfal no mercado de consoles. Mario e Zelda seriam as medalhas de ouro que se tornariam vítimas. Hotel Mario seria uma sequência direta de Super Mario World, mas... bem... como assim? Nesse jogo, você precisa fechar portas e... mais nada. Na verdade você ainda consegue derrotar alguns inimigos jogando bolas de fogo e pulando em cima de alguns. Mas depois de todos esses jogos que Mario participa, o que isso vai nos ensinar? Absolutamente nada (cuidado com seu QI ao jogar, ele pode baixar devido a qualidade negativa).

Sonic corre, isso já é lógico, logo um jogo de corrida seria uma ótima escolha para uma nova sub-série de Sonic. Mas pelas forças de Thor, por que botaram uma musica que não tem nada a ver com corrida?! Todo jogo de corrida tem uma musica animadora e que faz com que você fique animado para correr, ou você acha que teria vontade para correr ouvindo Xuxa? Vale ressaltar que Sonic R também tem uma das piores jogabilidades já criadas nos games, não da pra fazer uma unica curva correta.



Nesta semana passada, Sonic CD foi re-lançado para iOS, Android, Live Arcade e PSN. Sonic CD talvez seja o melhor jogo de Sonic no mercado e um dos melhores jogos também, mas o ponto é, não importa a série do jogo, ele terá uma hora de fraqueza.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.