sábado, 2 de julho de 2011

Doom - comparação

Todo mundo ama Doom, não tem como não dizer que esse jogo não presta, ou mesmo "é bonzinho" ou "é jogável", ele combina uma das melhores experiências em FPS já criada e não só serviu como ainda serve de exemplo para os jogos de hoje em dia.

Incrivelmente, Doom foi lançado para vários consoles, PC e Mac (nessa época, jogos para PC eram pra PC, jogos para console eram pra consoles), mas apesar dos esforços (ou não), toda versão de Doom para console não era o que deveria ser e sempre tinha uma falha que chega a dar uma dor no coração.
Vamos para a versão de SNES;
Os gráficos ficam na base do "ok" e não rodam a 60fps constantes (mesmo usando o chip SuperFX2) e os inimigos a distância parecem bolhas de vomito. O som soa bastante parecido com a versão pra PC, apesar de perder algumas notas e ser menos composto no total... o pior fato mesmo é: os inimigos ficaram meios burros e nem sempre atacam quando você o vê, apenas se você ataca-los que eles vão em cima. Mais três detalhes tensos: o jogo não contém todos os estágios, não existem inimigos invisíveis e você precisa pressionar o botão de correr o tempo inteiro ou então você vai se sentir que você está jogando com um boneco rastejante.

Doom para Mega Drive - 32X:
Se no SNES eles tiveram de botar o SuperFX2 pra jogar com uma qualidade ainda ruim, o Mega Drive precisava do 32X para roda-lo, fora que a resolução do jogo também precisou ser modificada, mas nada que atrapalhasse muito. O problema mesmo está no som, o Mega Drive nunca foi visto como uma maquina que tivesse bons resultados em trilhas sonoras, mas Doom... desligue a trilha sonora, sério, é um massacre para seus ouvidos.

Doom para Jaguar:
Olhando pela foto, você nota que o gráfico é bastante bem feito, e é. Os estágios tem quase todas as mesmas texturas, os inimigos respondem bem e os efeitos sonoros são iguais ao do PC, o problema é, onde está a maldita trilha sonora? Parece que os desenvolvedores do jogo esquecerem desse detalhe, ou então seja por causa das limitações do cartucho... ninguém tem certeza, mas não chega a ser uma versão ruim.

Doom para PSX/Saturn:
As duas versões são praticamente iguais, apesar do Saturn ter vindo antes, coisas como ter telas de Loading para ir para outro tela de Loading são comuns. No geral o jogo não é ruim e parece que se está jogando Doom, o único problema é que essa é uma versão totalmente diferente da que todos estão acostumados de jogar em outras plataformas, quase todos os efeitos e as musicas foram modificadas, fora que a musica soa sempre como um funeral. A pior parte fica no brilho do jogo, as partes escuras são muito escuras e não da pra enxergar nada de nada, olhem só pra foto em cima, é terrível.

Doom para GBA:
Se a versão do PSX e Saturn são escuras, nesse dai eles exageraram e deixaram claro de mais. A principal vantagem da versão do GBA é que ela é em WideScreen e roda a 60fps. Mas não da pra esconder que a musica não tem a cara de Doom, as texturas misturam as desvantagens do 32X com a do SNES, passem longe.


De veredito final, se quiserem jogar Doom, escolham a versão do XboxLive ou a original do PC, não precisa passar muito longe das versões dos console de mesa (passem na de GBA), mas a experiência nunca será a mesma se você jogar fora do PC.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.