domingo, 11 de março de 2012

Onde está Streets of Rage 4?

Na minha infância, os arcades eram o palco principal dos beat'n ups e jogos de luta. Ainda na minha infância, os consoles também tinham seu jogos de beat'n up e jogos de luta. Eu, como muitos brasileiros, tive um Mega Drive e Streets of Rage era a minha série favorita desse estilo "briga-de-rua", um estilo que envolvia muitos apertos de botões e ataques especiais que deixavam o jogo de forma única. Streets of Rage teve uma trilogia no Mega Drive muito boa, mas o que vem a cabeça das pessoas é: cadê o quarto jogo?
Prometido pela Sega desde da época do Saturn, o jogo iria ter um ambiente mais 3D e não seria tão comum quanto os outros jogos do mesmo estilo que tinham um limite de andar para a direita ou então uma pequena mudança para cima ou para baixo. O jogo teria personagens nunca apresentados pelos jogos anteriores, não seria desenvolvido completamente pela Sega e seria mais um spin-off do que uma continuação propriamente dita. O tempo passou, a Sega desistiu do apoio e o jogo teve pequenas mudanças como o nome, sendo lançado como Fighting Force.

- Pequenas semelhanças no primeiro estágio de Fighting Force com um dos últimos estágios do terceiro Streets of Rage.

Ainda não parou por ai, outra empresa se pronunciou para produzir o jogo no console 32bits da Sega, mas parece que a empresa do porco espinho azul não gostou das promessas que viu...
Anos passaram e o Dreamcast chegou, ai a bomba foi plantada com vídeos de tech-demos e o nome "Axel" como o protagonista aparecem:
Não parecia dúvida que o próximo Streets of Rage chegaria ao console 128bit da Sega, pelo menos até a morte do próprio console. O jogo aparentava um modo online, incluindo um modo em primeira pessoa (do qual aparentava ser bastante ruim) que lembra a série Elder Scrolls de certa forma.
Ai vocês se perguntam o motivo que a Sega não tratou de investir no jogo, a resposta é fácil e frustrante. O mercado de arcades já estava bastante baixo nesta época, incluindo os jogos beat'n up, como o DC já não tinha uma renda tão boa quanto deveria, investir num jogo que indicava não dar tanto lucro soaria como um tiro no pé.
Nessas horas eu penso; Shenmue, um jogo com um dos investimentos mais caros já usados num game e ele não teve a atenção que mereceu, no entanto se tornou um clássico; Ecco the Dolphin, um jogo chato que é só chato e no entanto pode ser chamado de clássico, também está no DC; Agora, a continuação de uma das melhores séries de beat'n up já criados e que teria tudo para ser um dos Top 10 do 128bit da Sega não teve a mínima atenção? Sega, please.
O único problema é que a Sega não deu e não dá atenção a jogos (não só SoR) que merecem o devido respeito, esse é um dos jogos que qualquer dono de DC (como eu) queria ter, fora que os fãs da série não suportam a ideia de passarem quase 20 anos sem um jogo da série (Dynamite Cop não conta).


Vamos esperar um surto da Sega, que fatalmente irá produzir algo para essa ou a próxima geração, pelo menos é isso que espero.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.