sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

"Youtube" adere regras sobre monetização de gameplays

Ao longo dos últimos quatro ou cinco anos, o Youtube veio recebendo uma onda gigantesca de vídeos onde pessoas jogam e mostram o andar do jogo. Alguns vídeo tem comentários durante, outros apenas para avaliação, sendo dividido entre a jogatina e a pessoa. Os canais com esses gameplays foram recebendo diversas assinaturas e assim o direito de ganhar dinheiro em cima disso, o que gerou mais e mais pessoas aderindo. Empresas como Nintendo, Sega, entre outras começaram a reclamar e culpar o youtube, fazendo com que vídeos e até mesmo canais inteiros fossem apagados. O fim dos tempos para os canais de gameplay estava próximo...
Mas vamos aos esclarecimentos totais. As regras que o youtube aderiu não é exatamente que ela é culpada e pronto. As empresas desenvolvedoras que "se uniram" e mandaram notas oficiais que não querem mais vídeos de seus respectivos jogos para terceiros ganhar dinheiro. O site então está fazendo apenas sua parte, que é impedir que isso aconteça de uma forma direta. Claro que ela podia ser mais maleável e proibir apenas aqueles jogos das empresas que não querem que existam vídeos dos jogos em questão, mas ai seria um trabalho monstruoso.

De toda forma ainda haverá alguns canais que continuarão com gameplays, como Machinima, que tem todo um acordo e burocracias e etc. Esses podem ter sua monetização por causa do acordo. Demais canais, amadores por assim dizer, ainda terão como deixar gameplays de certos jogos, mas eles precisarão eliminar a parte que o youtube paga a eles sobre isso.

Para resumir a conversa:
Nintendo, Capcom, Microsoft, e algumas outras aderem que se pode ter vídeos de gameplays, mas sem a monetização. Sega, SNK e Naughty Dog simplesmente querem nada de seus trabalhos sendo exibidos.
Quem quiser ver uma lista mais cheia: http://alloyseven.com/component/k2/item/115-monetize-gaming-videos
Uma coisa que vale mencionar que qualquer vídeo, jogo ou não, com alguma trilha sonora de cantor profissional ou de jogo, também será excluído. O que quer dizer que não haverá mais gameplays de Guitar Hero ou Rock Band ou jogos de instrumentos no youtube.

Vai atrapalhar alguma coisa pra vocês? Eu digo que o VIMEO está ai, não tem problemas para subir os vídeos, tem praticidade melhor, e o PS4 e o Xbox One ainda podem subir diretamente do console...

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.