quinta-feira, 3 de julho de 2014

Você deveria deixar o 3G/4G desligado



Nunca mais atualizei esse blog, mas pretendo voltar com melhores formatos, e esse primeiro passo será num texto voltado mais pro pessoal, e que ao mesmo tempo envolve mais da metade da população do mundo, ou pra deixar mais claro, pessoas que tem smartphones.

Eu me interesso por tecnologia desde da infância. Um exemplo disso é que em 1995 eu conheci Doom (meu jogo favorito) e tomei interesse pelos vídeo-games. Pouco tempo depois, em 1998, eu ganhei meu primeiro PC, meu pai tinha seu Notebook de sei lá quantos quilos e bateria de duas horas, e pela primeira vez conheci a internet. Era um presente dos deuses pesquisar sobre Sonic e achar mais que joguinhos aleatórios no ig.com.br.

Recentemente, em 2004, eu comecei a me entrosar em redes sociais. Usava o MSN, Orkut, e fóruns com assunto focado nos games. Claro que isso não era prioridade nessa época. Sempre que eu ligava o meu PC, provavelmente abria Need for Speed Undergroud ou algum outro jogo, aí quando estivesse cansado, acessava a internet linda e discada de 56kbps. Eu era contente com isso, mas e hoje?

Dez anos se passaram desde essa época majestosa, mas diferente daquele tempo em que eu precisava discar e ouvir barulhos engraçados pra conseguir uma conexão pra internet, hoje eu sou conectado o tempo todo via banda-larga, e caso essa conexão caia, eu vou me sentir como uma pessoa que abre um livro e não vê uma palavra escrita. Hoje pra mim, um PC sem internet é um lugar vazio. Mas de toda forma, minha prioridade ainda não é uma rede social ou procurar culturas inúteis, tanto é que a maior parte do meu tempo online eu trabalho e estudo com a internet. Claro que posso deixar o Facebook ou Twitter aberto nesse meio tempo, mas é mais fácil eu olhar um Feed de notícias do quê uma atualização de um amigo.

O ponto que quero deixar claro aqui fica pra ocasião que não estou no PC. Seja uma saída pra visitar um amigo ou até mesmo uma festinha com alguns drinks, eu vejo muitas pessoas dando preferência pro celular do quê pro amigo que está na mesma mesa. É completamente aceitável deixar seu celular online, e até mesmo se aproveitar disso e convidar alguém que está em casa e online (quem sabe?) ou iniciar uma conversa sobre algo online. Mas o caso é que as pessoas não estão sabendo gerenciar bem suas vidas do mundo físico com a vida numa rede social da internet, e é aí que mora o perigo.

Eu não vou ser hipócrita e falar que não uso o 3G em saídas. Eu uso sim, mas procuro me vigiar sempre. O problema, como já disse, é que já flagrei muita gente (tanto amigos quanto adjacentes) que vai pra festa, balada, qualquer coisa, e chega até a pedir o carregador emprestado porque a bateria não vai aguentar muito. Poxa, custa desligar os dados móveis nessas saídas e poupar a bateria pra uma emergência?! Pessoas preferem passar mais tempo no mundo virtual?! Será que elas sabem que de repente podem acabar precisando usar o celular pra uma possível emergência?! É complicado...

Eu só quero deixar isso como um conselho geral pra você, pessoa conectada, procurar se gerenciar e, quem sabe, desligar os dados do celular por um instante. E outra coisa, seu celular foi criado principalmente pra fazer ligações, então faça uma vez ou outra. É mais legal ouvir seu amigo/namorado(a)/peguete do quê apenas ler suas palavras.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.