domingo, 27 de maio de 2012

E3 2012 e algumas previsões

Ano passado tivemos a grande apresentação da Nintendo com seu novo console, intitulado de WiiU. Sony manteve o PS3 e o PSV com uma gama excelente de jogos. A Microsoft que apresentou uma boa variedade de jogos para o Kinect ficou um pouco deslocada, e a confirmação de Halo 4 chocou à todos, não da forma boa. Mas e neste ano? Será que o WiiU vai roubar a cena inteira do publico?! Será que a Nintendo será a única com hardware novo sendo mostrado? Vamos citar algumas previsões do publico gamer e torcer que aconteça.


WiiU
Já foi mostrado a algum tempo como será o controle-tablet do WiiU. Terá pequenas mudanças e provavelmente será mais confortável que o modelo anterior. Vejam uma foto de comparação:

Fora isso, algumas pequenas diferenças no hardware podem aparecer, como portas USB a mais ou a menos, suporte pra determinadas conexões (padrão Wi-fi e adjacentes) não reveladas, confirmação da CPU e GPU.

Uma lista de possíveis jogos que estarão a mostra no evento - alguns podem ser apenas demos:
1001 Spikes 
Aliens: Colonial Marines
Assassin's Creed III 
Batman: Arkham City 
Battlefield  
Darksiders II 
Dirt (?) 
Dragon Quest X 
Killer Freaks from Outer Space 
Lego City Stories
Marvel Avengers: Battle For Earth 
Metro: Last Light 
Ninja Gaiden 3: Razor's Edge 
Pikmin 3 
"Project CARS" 
"Project Nova" 
Rabbids Rumble 
Rayman Legends 
New Super Mario WiiU 
Super Smash Bros 
Tekken 
Tom Clancy's Ghost Recon Online, 
The Legend of Zelda 
Your Shape

Rumores:
Um jogo hibrido de Metroid e Star Fox
Call of Duty: Black Ops 2
Ridge Racer (chega a ser implícito...)
Sonic 4 episode 2
Final Fantasy


Nintendo 3DS
Parcialmente deslocado, mas não deixando de fazer bonito, o 3DS virá com jogos e promessas, principalmente de terceiros.

Lista de jogos confirmados:
New Super Mario Bros 2
Fire Emblem
Luigi's Masion 2
Animal Crossing 3D
Ace Attorney 5
Pokémon Black e White 2

Rumores:
Professor Layton vs Phoenix Wright
Smash Bros 3D
Zelda 3DS
Metroid
Sonic
Donkey Kong

No mais, a Nintendo vem se escondendo quando o assunto é seu segundo modelo do portátil de duas telas, mas o ultimo vídeo postado por Reggie Fils-Aime apresenta um 3DS com um design parcialmente diferente, seria esse o novo 3DS com um segundo circle pad embutido?


PS3/PS4/PSV

O que mais vem se falando é se a Sony mostrará seu next gen na E3 deste ano, mas a própria empresa disse que não irá mostrar nenhum PS4 neste ano, porém ao ser perguntado sobre um novo hardware, ela foge do assunto. 
A gigante já distribuiu seus dev-kits do PS4 para as empresas se adaptarem, pelo menos de acordo com um documento vazado (e talvez fake), mostrando as capacidades (absurdas) do novo equipamento que não deverá ser mostrado antes do ano que vem. 
O que mais vem encucando a todos é que provavelmente a Sony inicie um serviço de nuvem neste ano para o PS3, se baseando em serviços já existentes, como a OnLive, a diferença é que ela iria por a lista inteira de jogos já produzidos para o atual console.
Voltando ao ponto do novo hardware, é bem capaz de nós vermos um PlayStation Light ou algo com serviço de anualidade, parecido com o que o Xbox começou a fazer a pouco tempo atrás, oferecendo o console a U$99 e exigindo U$15 mensais por dois anos. Se a Sony realmente começar a fazer esse tipo de coisa, será uma boa alavancada para seus ganhos (que tem sido fracos nos últimos meses).

Sobre os jogos confirmados, o PS3 e Vita não terão uma grande surpresa, visto que vários títulos de peso já foram anunciados antes. God of War, All-Star Battle Royale, Little Big Planet Karting, Sly Cooper, The Last of Us, When Viking Attacks, KickBeat, Burning Skies, entre outros. 

Microsoft
Talvez a empresa que menos se importou com hardware novo é ela, e até mesmo software ela pode deixar a desejar neste ano. Isso pode afetar aqueles que ainda quem comprar suas caixas? Talvez. Mas as vendas dele ainda são as maiores do mercado nos últimos tempos, então vamos ao que interessa, os jogos.

Halo 4, Fable: The Journey, Forza Horizon e uma atualização da dashboard devem ser o foco primário deles, mas os terceiros confirmaram total apoio também, incluindo gameplay "exclusivo" de Black Ops II, Ghost Recon: Future Soldier, DiRT Showdown e Virtua Fighter 5.



E as terceiras?
Ubisoft, Konami, Capcom, EA, Activision entre outras também estarão lá com seus jogos e apoio com as empresas primárias. A Ubisoft talvez seja a empresa de maior apoio com a Nintendo neste ano, Konami continua dando suporte a todas as plataformas com Metal Gear 3DS e Metal Gear Rising, Capcom não fará feio com sua franquia Ace Attorney e outras, a EA virá com seus jogos de esportes e a Activision mostrará seu novo Call of Duty (pra variar).


Alguns analistas dizem que talvez essa seja a melhor E3 já apresentada ao publico, outros dizem que será apenas "mais uma" de muitas. Se formos comparar com a E3 de 2006 (que é a melhor IMO), onde as três grandes empresas e as terceiras competiam de todas as formas, esse ano será interessante, mas não o suficiente para se igualar ou ser melhor. Todavia, eu não sou adivinho, vamos esperar um pouco mais de uma semana para ver o resultado, e fatalmente salivarmos pelos novos produtos anunciados.


Horários das conferências:

Microsoft: Dia 04 as 14:00
EA: Dia 04 as 17:00
Ubisoft: Dia 04 as 19:00
Sony: Dia 04 as 22:00
Nintendo: Dia 05 as 13:00

 Todos os horários citados são correspondentes ao horário de Brasilia - GMT -03:00

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.