terça-feira, 29 de maio de 2012

Será que veremos o Dreamcast 2?

O último console de TV da Sega foi bastante popular, e mesmo apesar de ter tido uma vida muito baixa, conseguiu um status cult entre os gamers. Desde a trágica e forçada morte, todos os fãs ficaram se perguntando se iriamos ter sorte suficiente para ver sua sequência. Com base em muita fé e um pouco de conspiração, veremos os fatos e procuraremos citar os lados possíveis e impossíveis.




Os fatos:
A Sega registra patentes sobre um controle em pleno ano de 2008, ou seja, sete anos após o Dreamcast ser descontinuado. Nos registro se vê que a patente foi criada em 2005, e, apesar de ser mais velha, ainda sim foi na época póstuma ao DC. Quem quiser ler o documento inteiro, sinta-se a vontade.

Numa das fotos da patente, é apresentado três controles com semelhanças ao do Dreamcast e ao do Saturn, parcialmente um híbrido. Um em particular tem grande diferença, pois aceita expansões tanto na lateral esquerda, quando na parte de baixo e na parte superior de seu formato.
Entre outras imagens, o documento mostra acessórios e mais acessórios que mostram até mesmo sensor de movimento, algo que o mundo viu "pela primeira vez" apenas no Wii (re-lembrando que a patente foi criada em 2005).

Em 2008 ela cria uma patente que envolve um sistema próprio para Memory Cards, clique para ler.

No ano de 2009, a Sega volta com mais duas patentes, mas com foco no hardware Arcade e focados para jogos. Ringwide e Ringedge são os nomes delas. O que nos leva ao passado, quando a patente da primeira Naomi foi apresentada, e dela o Dreamcast que todos conhecemos nasceu.

Em 2010, Yuji Naka fala que "gostaria muito de trabalhar novamente num console" e diz que "queria que fosse o Dreamcast 2".

A realidade:
Por mais nova que uma patente possa ser criada, não quer dizer que ela será lançada. 

Se a Sega criou várias patentes de controle, Memory Card e adjacentes, onde está a patente do próprio console e seus atributos? 

O dinheiro que uma empresa gasta pra produzir um hardware é numa escala muito grande, do qual mesmo a Sega se recuperando com alguns títulos, ainda não é o suficiente para produzir esse equipamento.

A E3 2012 está cada vez mais perto, e a Sega não terá nada além de um estande.


O veredito:
Nos últimos tempos o que mais tem se falado é a jogatina em nuvem. Se a Sega produzir um hardware que rode jogos do Dreamcast original, novos jogos em HD, e ainda continuar a desenvolver para as atuais first-parties, seria uma tática boa a ponto de funcionar perfeitamente - a SNK tinha o Neo Geo e fazia para empresas primárias, era ótimo. 

Se a empresa do porco espinho azul conseguir fazer algo que agrade a Gregos e Troianos (o Dreamcast conseguiu), tem tudo pra ser realidade. Vale ressaltar também que nenhuma empresa necessita da E3 para promover seu hardware. E uma data de lançamento como 12/12/12 seria uma chave de ouro.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.