domingo, 15 de abril de 2012

Zelda III: The Triforce Saga existe ou existiu?

O legado de Zelda começou no Nintendo Entertainment System, isso todo mundo já deve estar careca de saber. Seguindo este comentário, todos também devem saber que existem dois jogos para o NES, The Legend of Zelda e The Legend of Zelda II: The Adventure of Link. O primeiro jogo foi lançado em 1986 e o segundo no ano seguinte, conquistando uma legião de fãs e admiradores da historia, que chegava a se comparar com Final Fantasy.
Nesta época, as pessoas não eram tão bem informadas como é hoje em dia, afinal, a internet era algo fora do alcance e a Nintendo Power estava em estado pré-maturo, dando maior espaço para dicas e estratégias do que futuros lançamentos. A espera para um terceiro jogo foi uma tortura para todos os fãs, que apesar do resultado ter sido um dos melhores, foram 4 anos de espera incluindo um novo console para o bolso.

Muita especulação de um terceiro jogo para NES era algo fácil de se ouvir antes de A Link to the Past, se a diferença do primeiro jogo para o segundo era um ano, porquê o terceiro teria que demorar mais? Essa memória se apagou com o lançamento do SNES e o próximo jogo da série logo depois. Porém, muitos anos depois, um usuário aparece no eBay vendendo o protótipo de Zelda III: The Triforce Saga.

O começo:
Mais precisamente no dia 20 de Outubro de 2005, o vendedor aparece com esta imagem sobre o cartucho. Ele começou o leilão a U$20,00 e terminou em aproximadamente U$3000 para um Canadense. Obviamente que milhares de perguntas apareceram do começo ao fim da venda, incluindo a pergunta principal: "onde você achou o cartucho?". Ele disse que encontrou numa Venda de Quintal. Uma outra pergunta era: "porquê você não testa o jogo? É uma relíquia, guarde para si mesmo." Ele disse: "não tenho um NES e também não tenho tempo para esse tipo de coisa, sou um cara muito ocupado".

Estranho? A melhor parte está para vir.

De acordo com o site Joystiq, é uma versão real do que seria o terceiro jogo de Zelda, apesar de estar em 50-60% do estágio. Também existiam elementos que foram usados tanto em A Link to the Past quanto em Link's Awakening (DX).

Em 2007, o site Rated O apresentou uma competição, e o arquivo zipado do Zelda III. Não demorou muito para saber que o zip era na verdade um hack de Link's Awakening, porém, isso fazia parte da competição e seria o primeiro passo para conseguir a ROM original do protótipo de Triforce Saga. Até ai, não havia como provar se era ou não autêntico.

Pouco depois, o Rated O disse que manteria sua competição de forma mais séria, no The Rated O Gaming Championship 2007. Seria uma competição de retro-games e o vencedor, iria levar um prêmio ou a ROM do protótipo. Os sites foram fechados e nada foi provado.

Especulações sobre esse site e como a ROM teria parado lá rondaram a internet, até que o site Joystiq voltou a falar sobre, afirmando que o nick do vendedor era Knight 7. O que isso significa? O próprio usuário se manifestou como desenvolvedor da Sillicon Knights (Eternal DarknessToo Human). A empresa então foi chamada para explicações, comentando que não sabe se haveria algum empregado com este nick, e mesmo se tiver, não se responsabilizaria por tal compra, pois não influenciaria em nada para ela.

Mentira?
O cara que comprou o jogo não teria motivos em dizer que trabalhava na Silicon Knights, logo, tudo indica que seja fake.
Um empregado de longa data disse que ouviu falar de Zelda III para NES, mas visto que o SNES estava nos planos, o ideal seria o próximo jogo ser lançado para o próximo console.
No vídeo documentário Zelda No Video, existe um comentário breve sobre a ideia de Zelda III para NES, com o sub-titulo Triforce of the Gods, mostrando uma similaridade com o título do cartucho.


A série Zelda é famosa por coisas fakes; no ano de 2005, um usuário fez uma montagem de um vídeo e pôs a imagem do PC na TV, dizendo que já tinha uma cópia beta pra ele.
Agora em 2012, uma imagem mostrando dois jogos de Zelda que possivelmente seriam lançados para 3DS também apareceram do nada e foram confirmados como montagem.
Que existiu a ideia de Zelda III, ficou claro que existiu, mas se tem a confirmação do próprio jogo, A Link to the Past é ele.

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.