segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Resident Evil para GBC em download

Para vocês que nunca ouviram falar que um port do Resident Evil original iria sair para GameBoy Color a vários anos atrás, deixaram de sentir água na boca sobre uma obra prima que poderia usar todo o processamento do GBC, enquanto isso, fatalmente vocês souberam apenas de Resident Evil Gaiden, um Spin-off RPG da série... Porém, se você foi como eu que já tinha perdido as esperanças sobre este jogo no pequeno portátil de 8bits da Nintendo, pode começar a voltar a se animar, pois a ROM do jogo está para download.
Sim pessoal, vocês não estão loucos ou vendo lorotas escritas. Para quem quiser baixar a ROM, é só  clicar aqui. São dois arquivos, que pelo menos em teoria seria cada cartucho do jogo (???). Cada arquivo se mostra como uma versão Alpha do jogo, contendo códigos e pequenos erros a cada cena que se passa.


Incrivelmente, a jogabilidade é interessante, pois era estranho de imaginar como um jogo desse se portaria para um portátil de apenas 4 botões. O botão A faz as ações, enquanto que o B se pressionado enquanto o personagem estiver parado, ele mira, se estiver em movimento ele corre; o botão Select traz o Menu e o Start é o botão de Pause.
Uma das desculpas que a Capcom disse por não ter publicado o jogo é por causa que o próprio GBC não conseguia suportar o jogo por inteiro... na ROM nós podemos ver claramente que ela está certa, há vários erros nos cenários, personagens atravessando paredes, a mira não flui bem, o personagem se move lento de mais algumas vezes, portas que precisam de chave para abrir simplesmente parecem ser meras ilustrações... enfim, é uma versão que era apenas fechada para os desenvolvedores, não iremos olhar diretamente aos defeitos.

A fonte da ROM não quis se identificar, mas disse que tem dois protótipos do jogo em cartucho e iria lança-los Online caso o site recebesse a meta de U$2.000. Ele recebeu e ai está, lindamente para ser jogável por todos via emulador.

O jogo não está 100% completo na primeira ROM. De acordo com ele mesmo, está em torno dos 90%. Na primeira ROM, uma porta em particular não abre e impede do jogador progredir, os tubarões ficam apenas parados e a Planta 42 está lá, mas não faz nada... certos detalhes que mudam a jogatina normal.
A porta que não abre
Já na segunda ROM, o jogo pode ser jogável por inteiro, porém, apenas com Chris. A identidade de Jill é mostrada na tela de New Game, porém ao escolher ela, Chris é automaticamente selecionado. A função de Load Game está desabilitada (se você escolher Load Game, a tela vai parar na seleção de personagens), então se forem salvar o jogo, salvem pelo próprio emulador.


No geral, eu não joguei muito. Apenas 15 minutos de cada ROM pra mim foram suficientes para ver que as cut-scenes estão bem feitas, as armas são infinitas e os zumbis são lentos como engarrafamento na Castello Branco. Como eu já disse, o jogo foi uma versão apenas fechada para desenvolvedores, então não vamos tacar pedra em quem não tem como se defender. Ele está muito próximo de ser um jogo decente e foi cancelado por motivos que agora estão totalmente concretos, então vamos curtir a versão "oficial" de Resident Evil para GBC.

Outra coisa para terminar, emulação não é necessariamente o processo de piratear, vou dar um exemplo: se eu tenho Zelda Ocarina of Time original em cartucho, posso ter a ROM dele tranquilamente. Porém, se eu não tiver o cartucho, posso passar apenas 24 horas com a ROM, que no caso, seria usada para testes e para nenhum feito comercial. Neste caso de Resident Evil, ele foi um jogo nunca lançado, então eu posso ter a ROM durante o tempo que quiser, afinal o jogo original nunca foi a venda, o que leva a não poder piratear um software que nunca foi ao mercado.


Fonte: http://www.assemblergames.com/forums/showthread.php?t=36392

Redator

Minha foto
Estuda Jornalismo, adora redação, já trabalhou como freela no Portal Engenho (revista online de Gastronomia), e se admira com a mídia impressa. Gosta de compartilhar todas as novidades que fica sabendo desse mundo através de Blogs e de alguns Fóruns, isso se baseando em blocos de noticias gamer, como Hard News ou The Daily Fix. Além disso é baterista na teoria, chato na prática, adorador de Hora de Aventura nas horas vagas, e degustador de bolo de chocolate quando pode.